quinta-feira, 25 de março de 2010

Matéria, elementos químicos e átomos

Tudo o que ocupa um lugar no e espaço e tem massa denomina-se matéria.
Toda matéria que forma os seres vivos e os seres não vivos é composta de elementos químicos.
Os elementos químicos que ocorrem na natureza são 93. Os demais são produzidos artificialmente. Na tabela periódica são encontrados os 93 elementos químicos da natureza, Cada um com seu número, símbolo e massa atômica.
Cerca de 98% do corpo dos seres vivos é composto de apenas seis elementos químicos que formam a sigla CHONPS: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Enxofre (S).
Um elemento químico é um conjunto de átomos com o mesmo número de prótons. O átomo pode ser considerado a menor partícula da matéria capaz de participar de uma reação química. Todo átomo é composto de partículas menores chamadas partículas subatômicas. As principais são Elétrons, os prótons e os nêutrons.
Os elétrons possuem carga negativa (-) e os prótons cargas positivas (+). Um átomo é eletricamente neutro quando possui o mesmo número de elétrons e prótons.
Os prótons e nêutrons formam o núcleo do átomo e os elétrons orbitam esse núcleo. A orbita mais próxima do núcleo possui um máximo de 2 elétrons, a mais distante pode ter até 8 elétrons.
O número atômico de um átomo é o numero de seus prótons, o carbono por exemplos possui 6 prótons, portanto, seu numero atômico é 6. Em seu estado fundamental, é eletricamente neutro, isso significa que o átomo também possuirá 6 elétrons.
A massa atômica de um átomo corresponde praticamente á massa de seus prótons e nêutrons. O elétron é considerado uma partícula subatômica de massa desprezível. Prótons e neutros possuem massas muito próximas e pode-se considerar que ambas as partículas apresentam massa relativa igual a 1.

Isótopos, Isóbaros e Isótonos.

Isótopos – É o fenômeno onde diferentes números de massa constituem o mesmo elemento químico, ou seja, prótons iguais.

Isóbaros – É o fenômeno onde átomos diferentes, apresentam o mesmo número de massa.

Isotonos – É o fenômeno onde átomos diferentes possuem o mesmo número de nêutrons.

Íons

Os íons são átomos ou grupos de átomos com carga elétrica.

Cátion – São Íons de cargas positivas. Quando um átomo cede um elétron, no balanço entre prótons e elétrons, fica com um próton a mais. Nesse caso, sua carga fica positiva (+).

Ânion – São Íons de cargas negativas. Quando um átomo ganha um elétron, no balanço entre prótons e elétrons, fica com um elétron a mais. Nesse caso sua carga fica negativa (-).

Formas de ligações

São três as formas que os átomos podem ligar-se entre si: por ligação iônica, covalente ou metálica.

Ligação Iônica – É quando um átomo cede elétrons definitivamente para outro átomo ou toma elétrons definitivamente de outro átomo.

Ligação Covalente - É quando os átomos compartilham elétrons, formando novas moléculas.

Ligação Metálica – Ocorre entre os elétrons e os núcleos dos átomos dos metais, porque os elementos metálicos têm a tendência de perder facilmente os elétrons de suas camadas mais externas.

(Biologia, química e física)

Substância e Mistura

Existem materiais que variam suas propriedades químicas e físicas para cada amostra, mesmo que as condições de pressão e temperatura se mantenham constantes.

Exemplo: álcool hidratado, gasolina, madeira e mármore.

Outros materiais, porém, apresentam propriedades químicas e físicas constantes, desde que medidas nas mesmas condições de temperatura e pressão.

Exemplo: iodo, ouro purificado, oxigênio e silício.

Variando as condições de pressão e temperatura, variam as propriedades físicas e químicas desses materiais. Através destes dados é possível definir se um material é uma substância ou uma mistura.

Substância – é quando o material possui as propriedades determinadas, definidas e invariáveis nas mesmas condições de pressão e temperatura.

Exemplo – água e amônia

Mistura – é quando o material não possui suas propriedades definidas e bem determinadas ou quando suas propriedades variam, mesmo que esteja nas mesmas condições de temperaturas

(Química)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Cartografia, surgimento e importância

A cartografia (técnica de construção de mapas) teve grande importância para a Geografia.
Para os gregos, o sul possuía um calor insuportável e era inóspito para a vida humana. Muitos estudiosos do período acreditavam que preocupar-se com a vida nessa região era uma “especulação inútil”.
É interessante observar que desde os tempos antigos ressaltava-se o valor do norte em detrimento do sul. Podemos afirmar com certeza que um dos ingredientes do eurocentrismo (concepção cartográfica que colocava a Europa no centro do mundo) foi herdado da Grécia antiga e sua visão de mundo.
A cartografia motivou importantes estudos. Por exemplo, um sistema primitivo de coordenadas geográficas, a posição dos oceanos, mesmo incorreta, a construção dos primeiros mapas-múndi, entre tantas outras contribuições.
Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental, o mais antigo foi encontrado na Suméria em uma pequena tábua de argila, representando um estado.
Na pré-história a cartografia era usada para delimitar territórios de caça e pesca. Na Babilônia, os mapas do mundo eram impressos em madeira, mas no século III a.C, um dos primeiros sábios gregos contribuiu com a geografia utilizando um sistema de longitudes e latitudes, seu nome era Erastóstenes. Por meio de uma contínua observação do movimento do sol ele pôde deduzir que a Terra era esférica, fato impressionante para a época, constatar a existência do zênite do sol (ponto mais elevado do firmamento, que vemos ao olhar diretamente para cima) em um determinado momento do ano e calcular a dimensão exata da circunferência da Terra, a partir de experiência com as sombras projetadas pela luz solar. Faltavam os Gregos, porém, a noção de escala, bem como abandonar a idéia de que as terras emersas estavam todas no centro e eram cercadas pelos oceanos.
Com o aperfeiçoamento das noções de localização a Geografia grega também pôde descrever outros fenômenos, dentre os quais se destacam:

As distâncias entre a Terra, Lua e o Sol, obtidas por meio da observação dos eclipses a periodicidade das cheias do Nilo e a identificação aproximada de seu curso e um sistema cronológico para iniciar estudos de arqueologia.

(Geografia e Historia)

terça-feira, 16 de março de 2010

Verb to be conjugation

To be – ser/estar
Am/are/is

(Full form/complete form)

I - am
You - are
He - is
She - is
It - is
We - are
You - are
They - are

Essa é a forma completa de se escrever o verb to be.

(Contracted Form)

I’m
You’re
He’s
She’s
It’s
We’re
You’re
They’re

Essa é a forma abreviada de se escrever o verb to be.

(Affirmative Form)

I am/I’m happy
I am a teacher
It is a happy dog

Em determinadas frases o termo utilizado para definir (um, uma, uns, umas.) poderá variar entre “a” utilizado antes de palavras que começam com consoantes e “an” utilizado antes de palavras que começam com vogais.

Exemplos

I am a student – O “a” vem antes de uma palavra que começa com consoante, student.

She is an intelligent girl – O “an” é enunciado antes de uma palavra que começa com ma vogal, intelligent.

(Negative Form)

I am not a student
She is not an intelligent girl
I am not an intelligent
He isn’t a smart girl

Nas frases negativas acrescentamos a palavra “not”.

(Interrogative Form)

Am I a student?
Is she an intelligent girl?
Am I an intelligent boy?
Is he a smart girl?

Nas frases interrogativas trocamos as posições dos verbos com os pronomes e acrescentamos a interrogação no final das frases.

(Inglês)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Sílabas e encontros vocálicos

Encontros vocálicos

Dependendo de como os fonemas vocálicos se combinam, eles formam diferente encontros vocálicos.

Ditongo – Dois sons vocálicos pronunciados na mesma sílaba.

A-guar-dar – “u” semivogal, “a” vogal.

Tritongo – Três sons vocálicos pronunciados na mesma sílaba.

I-guais – “u” e “i” semivogais “a” vogal.

Hiato – Dois sons vocálicos pronunciados em sílabas diferentes.

Cons-tru-ir – “u” e “i” são vogais.

A palavra e suas sílabas

De acordo com a quantidade de sílabas que formam uma palavra, ela tem uma classificação

Monossílaba – 1 sílaba.

Mãe, lá, Sol, céu, fã.

Dissílaba – 2 sílabas.

Tem-po, noi-te.

Trissílaba – 3 ou mais sílabas.

Lin-gua-gem, a-rei-as.

Polissílaba – 4 ou mais sílabas.

A-li-an-ça, do-cu-men-ta-ção.

Sílaba tônica

Sílaba tônica é a sílaba que, em uma palavra, é pronunciada com mais intensidade, com mais “força” que as demais.

Informática – “má” sílaba tônica.
Velocidade – “da” sílaba tônica.
Invasão – “são” sílaba tônica.

A posição da sílaba tônica resulta também na classificação das palavras.
Oxítona – é quando a ultima sílaba da palavra é tônica.

Belém, Pacaembu, anzol.

Paroxítona – é quando a penúltima sílaba da palavra é tônica.

Mania, repórter, indigno.

Proparoxítona – é quando a antepenúltima sílaba da palavra é tônica.

Simpático, lâmina, ótimo.

(Português)

Propriedas gerais da matéria

Propriedades Gerais
Impenetrabilidade – A lei de que duas matérias não podem ocupar o mesmo espaço no mesmo período.

Exemplo – Ao adicionar açúcar em um copo com água, conservamos algumas propriedades de cada material. O açúcar se divide e ocupa os lugares vazios entre as partículas de água.

Conclusão – Uma provável hipótese para o fator de muitos produtos solutos como o açúcar não se misturar totalmente a um produto solvente como a água, é o fato de não restar espaços vazios o suficiente entre as partículas de água para as partículas de açúcar.
Divisibilidade – é a capacidade de um determinado produto se dividir sem alterar suas propriedades.

Exemplo – O papel ao se dividir em diversos pedaços. Ele permanece com suas características, apenas em quantidades menores.

Conclusão – Uma pequena observação levou-me a concluir que esse é um processo não muito diferente do que ocorre com as partículas de açúcar que se dividem na água, pois não ocorre um fenômeno químico, assim conservando algumas propriedades de cada matéria.

Compressibilidade - É uma propriedade da matéria que consiste em ter seu volume reduzido quando submetido à pressão de uma força externa.

Exemplo - O volume ocupado pelo ar dentro de uma seringa de injeção pode diminuir se taparmos a saída de gás da seringa e empurrarmos o êmbolo.

Conclusão – a pressão exercida ao tamparmos a seringa e empurrarmos o êmbolo faz com que o ar precise sair por alguma minúscula abertura existente na seringa, mas em pequenas quantidades.

Elasticidade – Se um determinado objeto em fase solida for esticado ou comprimido por uma força externa sem que suas estruturas sejam rompidas, ele voltará a sua forma original, assim que essa forçar deixar de agir.

Exemplo - se puxarmos as duas extremidades de um elástico feito de látex e o soltarmos logo em seguida ele voltar a sua posição original.

Conclusão – A elasticidade possui certo limite, onde o objeto esticado demais ficará deformado e poderá se romper, esse limite é denominado limite elástico.

Inércia – Os materiais tendem a se manter como estão, em repouso ou em movimento, até que uma força atue sobre eles, mudando a situação atual.
Exemplo – Um carro em movimento para instantaneamente, o corpo dos passageiros dentro do carro tendem a manter-se em movimento sendo assim impulsionados para frente.

Conclusão – é a propriedade indica que todo material permanece em repouso ou em movimento até que uma força externa atue sobre eles.

Extensão – Propriedade em que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço, o volume mede a extensão do corpo.

Exemplo – Um objeto tem a extensão do espaço que ocupa.

Descontinuidade - Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra e esses espaços podem ser maiores ou menores tornando a matéria mais ou menos dura.

Indestrutibilidade – A Matéria não pode ser destruída só transformada.

Exemplo – A Matéria ao ser queimada se transforma em gases, fumaças e cinzas.

(Química e Física)